domingo, 17 de maio de 2015

Conhecendo algumas bases de dados :

SCOPUS: indexa mais de 14.000 títulos de 4.000 editoras nas diversas áreas do conhecimento, possui cerca de 27 milhões de resumos, incluindo citações, desde 1996. Os textos completos de revistas assinadas pelo Consórcio CRUESP/Bibliotecas (USP/UNESP/UNICAMP) são visualizados a partir dos resumos, como também é possível verificar artigos científicos na Web, automaticamente, pelo buscador SCIRUS.

ACADEMIC SEARCH PREMIER: é uma base de dados multidisciplinar que oferece acesso ao texto completo de mais de 4.600 periódicos.

INFORMATION SCIENCE & TECHNOLOGY ABSTRACTS (ISTA): importante base de dados referenciais da área de Ciência da Informação. Reúne artigos de revistas especializadas, livros, relatórios de pesquisa, anais de conferência e patentes. A cobertura remonta à meados da década de 1960.

LIBRARY, INFORMATION SCIENCE & TECHNOLOGY ABSTRACTS WITH FULL TEXT: disponibiliza o texto completo de periódicos científicos abrangendo os assuntos: biblioteconomia, classificação, catalogação, recuperação de informações online, gestão da informação, dentre outros temas.


LISA: O Library & Information Science Abstracts é uma ferramenta internacional de resumos e indexação, elaborada para profissionais da área de biblioteconomia e outros especialistas da área da informação. Conta atualmente com resumos de mais de 440 periódicos, publicados em mais de 68 países, num número superior a 20 idiomas.


Fonte: Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. Organizado por Dinah A. Poblacion, Geraldina P. Witter e José Fernando Modesto

domingo, 10 de maio de 2015

Concursos para Bibliotecário

Concursos com Edital em andamento para Bibliotecário.
PCI Concursos

Algumas Curiosidades sobre a Biblioteconomia

Curiosidade

por Conselho Regional de Biblioteconomia 6 Região.

Você sabe o significado do símbolo de Biblioteconomia, que é a lâmpada de Aladim e o livro aberto? 

Lâmpada de Aladim 
A lâmpada de Aladim, desde os tempos antigos, representa a incessante vigília, a atividade intelectual, o trabalho árduo das investigações lítero-científicas. O livro aberto significa o oferecimento da educação e da cultura. 

O Anel de grau do Bibliotecário 
O anel deve ser de ouro, com a pedra preciosa ametista de cor violeta,que é a pedra da amizade, que reforça a memória, tendo em sua lateral a lâmpada de Aladim e o livro aberto em platina, para ficarem em relevo. 

Simbolismo do anel de grau do Bibliotecário 

O anel de grau do bibliotecário deverá ser feito em ouro e ter as seguintes características: 

• Pedra - ametista. Pedra preciosa de cor violeta. É uma variedade de quartzo, encontrada no Brasil, Uruguai, Sibéria e no Ceilão. 

Simbologia - Clássica pedra da amizade, reforça a memória, preserva de alucinação e defende contra a embriaguez. 

• Emblemas - lâmpada de Aladim e um livro aberto, feitos em platina para ficarem em relevo. 

Simbologia - A lâmpada de Aladim desde os tempos antigos simboliza a perene vigília, a atividade intelectual e o trabalho de pesquisa. O livro aberto significa o oferecimento da educação e da cultura

Alfabetização e Letramento:

Alfabetização e Letramento

Trabalho Apresentado pelos estudantes de Biblioteconomia.
Alfabetização e Letramento

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Conhecendo a BRAPCI:


Brapci 2Brapci

Bibliotecário


Profissional graduado no curso de Biblioteconomia. Este profissional trabalha como administrador de dados que processa e divulga a informação. Esta sob sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação. Além de dominar técnicas de classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas ou centros de documentação.
Áreas de atuação do Bibliotecário: Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Infantis, Bibliotecas Universitárias, Bibliotecas Especiais, Bibliotecas Ambulantes, Bibliotecas Digitais, Centros de Documentação, Centros de Análise da Informação, Centros de Restauração de Obras, Jornais e Revistas, Videotecas, Biblioterapia, Rádio e TV, Livrarias, Museus, Bancos, Centros de Pesquisa, Órgãos Públicos, Arquitetura da Informação, Empresas Privadas, Redes Sociais, Agências de Publicidade, Centros Culturais, Brinquedotecas, Editoras, Escritórios de Advocacia, Cartórios e Pinacotecas.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Curiosidade da Biblioteconomia:

Primeiro curso de Biblioteconomia no Brasil completou 100 anos.
No dia 10 de abril de 1915 foi inaugurado o primeiro Curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional, situada no Rio Janeiro.  E agora em 2015 completou exatamente 100 anos. Data importante pois representa um marco na área do conhecimento.


Biblioteca Digital Mundial

(http://www.wdl.org/pt/)Acervo: O acervo é composto por 11.302 itens, de 194 países entre 1200 AC e 2000 DC. No acervo contém materiais básicos importantes, que incluem manuscritos, mapas, livros raros, gravações, filmes, gravuras, fotografias, desenhos arquitetônicos e outros tipos de fontes básicas. Os materiais básicos - livros, mapas, manuscritos, etc - aparecem em seu idioma original. Porém os metadados foram traduzidos(dados sobre o material), de forma a tornar possível a pesquisa e navegação no site.Usuário:Qualquer pessoa com um interesse mais amplo no mundo. Estudantes, professores, acadêmicos e o público em geral podem acessá-lo de diversas formas.Produtos e Serviços:Tem vínculo com diversas bibliotecas, arquivos ou outras instituições que possuem coleções de conteúdo cultural. Seu conteúdo está classificado conforme lugar, tempo, assunto e tipo de item disponíveis em uma variedade de formatos e idiomas, de diferentes lugares e períodos.Acessibilidade:O site da Biblioteca Digital Mundial foi desenvolvido conforme as normas de acessibilidade de conteúdo de website WCAG 2.0 da W3C.Direitos Autorais:O conteúdo encontrado no web site da Biblioteca Digital Mundial é fornecido por parceiros da Biblioteca Digital Mundial. Questões relacionadas a direitos autorais sobre conteúdos de parceiros deverão ser direcionadas a esse parceiro. Ao publicar ou, de outra forma, distribuir materiais encontrados em coleções de um parceiro da Biblioteca Digital Mundial, o pesquisador tem a obrigação de determinar e satisfazer a legislação nacional e internacional sobre direitos autorais ou outras restrições de utilização.Você poderá encontrar mais informações sobre direitos autorais na Organização Mundial da Propriedade Intelectual dos estados-membros em http://www.wipo.int/about-ip/.